top of page

Jorge Barbosa

- Coordenador Técnico Centro de Respostas Integradas do Porto Oriental Divisão de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências Administração Regional de Saúde do Norte. I.P.  
- Licenciatura em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto (1995) e Mestrado em Serviço Social, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (2006).
- Coordenador Técnico do
CRI Porto Oriental – Unidade de Intervenção Local da DICAD - Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências da ARS Norte, I.P.
- Diretor do Centro de Respostas Integradas (
CRI) do Porto Oriental, da Delegação Regional do Norte do Instituto da Droga e da Toxicodependência / ARS Norte I.P. (2007 – 2013)
- Coordenador Regional das áreas da Reinserção Social e Redução de Riscos e Minimização de Danos na Delegação Regional do Norte do Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P. (2003 – 2007)
- Coordenador Regional do Plano Operacional de Respostas Integradas (
PORI), na Delegação Regional do Norte do Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P. (2006 – 2007)
- Exerceu funções de docência no ensino superior, em particular, na Faculdade de Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa e recentemente colabora com a Universidade Lusíada no âmbito da Coordenação pedagógica de pós-graduações nas áreas do envelhecimento, da mediação social e das dependências e comportamentos aditivos.
- Participou no Grupo de Trabalho para preparação do Plano Estratégico do
IDT – Instituto da Droga e Toxicodependência, I.P., do Ministério da saúde  (Período 2005 — 2008).
- Recentemente, participou no Grupo de Trabalho Nacional, promovido pelo
SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências do Ministério da Saúde, para elaboração das linhas orientadoras para a mediação social e comunitária proposta no âmbito da reinserção de pessoas com comportamentos aditivos e dependências.
- Publicou diversos artigos e ensaios subordinados às temáticas da prevenção das toxicodependências, da reinserção social de toxicodependentes, das políticas de redução de danos, das práticas do Serviço Social e da mediação social e comunitáriana área da saúde.

bottom of page